sexta-feira, 25 de junho de 2010

DEVIDO AO JOGO DA SELEÇÃO BRASILEIRA NA COPA DO MUNDO, DIA 28/06(segunda-feira) A AULA TERMINARÁ ÀS 14 HORAS E 30 MINUTOS NO SEGUNDO TURNO.

Sistema Serra Azul -COPASA- em Juatuba

Nos dias 17 e 18/6/10 , os alunos do 2º turno - salas 9 e 10 fizeram uma excursão( trabalho de campo) visitando o Sistema Serra Azul -COPASA- em Juatuba. Esta excursão teve como objetivo ampliar o conhecimento sobre Ed. Ambiental :


• Sustentabilidade e consumo consciente da água, a origem, composição e distribuição da água e seus caminhos pela natureza, essenciais para compreender sua importância; sem ela, não seria possível a vida na Terra.

• Identificar a presença da água no cotidiano e reconhecer sua importância como recurso natural indispensável à vida no planeta.
• Reconhecer as diferentes etapas e processos que constituem o ciclo da água na natureza e avaliar repercussões das alterações nele promovidas pelas atividades humanas.











BELO VALE - EXCURSÃO

No dia 23/6/10 os alunos do 5º ano -2º turno visitaram a cidade de Belo Vale para conhecer o Museu do Escravo e a Fazenda Boa Esperança.A Fazenda Boa Esperança possui pinturas do famoso Mestre Ataíde, provavelmente em meados do século XVIII. Sede do Barão do Paraopeba, integrante da família Monteiro de Barros e Castro, é tombada pelo IEPHA-MG, situando-se a 06 km da sede do Município.

O Museu do Escravo é composto por aproximadamente 3000 (três mil) peças, no qual se destacam equipamentos domésticos, de uso pessoal, de devoção e de culto, instrumentos de castigo e penitência, que são, em sua totalidade, vestígios da cultura material produzida e experenciada pelo escravo negro.




































segunda-feira, 14 de junho de 2010

Lei que proíbe alimentos gordurosos, entre outros, entra em vigor nas redes pública e privada

Os estudantes de escolas de Minas Gerais terão garantida a alimentação saudável. Segundo a Lei estadual nº 18.372, publicada em 4 de setembro de 2009, lanches e bebidas comercializados nas cantinas deverão ser preparados conforme padrões de qualidade nutricionais que promovam a saúde dos alunos e previnam a obesidade infantil. E, na última sexta-feira (26), a Secretaria de Estado de Educação (SEE)publicou a Resolução 1511/2010 (66 kb pdf), que esclarece às superintendências de ensino e diretorias de escolas o que poderá e o que não poderá ser consumido nas cantinas terceirizadas das escolas estaduais.

Segundo a resolução, não poderão ser comercializados alimentos que contenham altos teores de calorias, gordura saturada, gordura trans, açúcar livre, sal, teor alcoólico e baixo teor nutricional. Assim, desaparecerão do cardápio das cantinas lanches como frituras, biscoitos industrializados, balas, chicletes, chocolates, refrigerantes, salgadinhos industrializados, entre outros.
Como alternativa a estes alimentos nocivos à saúde, as cantinas terceirizadas das escolas deverão oferecer opções como frutas, sucos naturais, sanduíches sem condimentos gordurosos e calóricos, bolos e biscoitos sem cobertura e sem recheios, leite, barras de cereal etc.
A resolução, porém, abre exceção para festas comemorativas ou promovidas pela escola, como páscoa, dia das crianças, festa junina e outras datas similares, vetando apenas a comercialização de bebidas alcoólicas.
A resolução publicada pela SEE prevê ainda a ampla fiscalização e determina que aquelas cantinas que a descumprirem poderão ter o contrato rompido e perderão o direito de uso do espaço que ocupam nas escolas.
Para a compreensão da Lei Estadual e da resolução nº. 1.511/2010, é importante enfatizar a diferença entre merenda escolar, fornecida gratuitamente em todas as escolas da rede estadual, e merenda comercializada por cantinas terceirizadas. Antes mesmo da publicação da Lei, a merenda escolar oferecida nas escolas estaduais já era preparada segundo rigorosos critérios de qualidade nutricional, com cardápio elaborado por nutricionistas.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

FESTA JUNINA 2010